Notícias

Cirurgia realizada no HULW é transmitida através de visualização avançada em alta definição

publicado: 29/11/2016 15h42, última modificação: 19/10/2018 09h50


Será realizada nesta quarta-feira (30), às 8h30h, a transmissão de uma cirurgia de fissuras lábio palatino, em Redes de Altíssima Velocidade, realizada no HULW - Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. Trata-se de uma demonstração de pesquisa de Visualização Avançada em Ultra Alta Definição (UHD – 4K), envolvendo a Rede Paraibana de Alto Desempenho (REPAD) do Governo do Estado da Paraíba, juntamente com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Gerência de Ensino e Pesquisa do HULW e o Laboratório de Vídeo Digital (LAViD) do Centro de Informática da UFPB, que busca soluções tecnológicas para a melhoria da formação em saúde, assim como da assistência em saúde.

A cirurgia será assistida pelo ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, ao lado do superintendente do HU, Arnaldo Medeiros, na sede da EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em Brasília. A comunidade acadêmica poderá acompanhar o evento no auditório Lindbergh Farias, Térreo do HULW (UFPB-Campus I), em João Pessoa. Uma infraestrutura de rede interna, dedicada, foi montada no HULW financiada pela EBSERH e executada pela RNP, de forma a proporcionar a transmissão de cirurgias, fazendo uso de imagens em UHD.

Com a interligação desta infraestrutura interna à REPAD – Rede Paraibana de Alto Desempenho, é possível transmitir as imagens em UHD para outros hospitais conectados à rede, através da parceria realizada entre a RNP e o Governo do Estado da Paraíba. Esta ação vem ao encontro da crescente necessidade de usar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com vistas à melhoria da formação de recursos humanos em saúde e na atenção à saúde.  Trata-se de um cenário onde o desenvolvimento tecnológico está nos levando a buscar soluções cada vez mais eficientes na relação custo-benefício. Os consumidores, neste caso universidades e hospitais universitários, são cada vez mais exigentes e esperam inovações que impliquem em custos menores e maior qualidade.

O presidente da Fapesq – Fundação de Apoio à Pesquisa (responsável pelo gerenciamento da REPAD), Claudio Furtado, ressaltou que uma transmissão de imagens em 4K (definição 4 vezes maior que a HD), só seria possível com uma rede de alto desempenho. “A transmissão dessa natureza em tempo real vai gerar necessidade de acompanhamento dos detalhes da cirurgia à distância e a equipe médica que participa, mesmo de longe, vai ter maior nitidez e controle de todos os detalhes que estão acontecendo com o paciente e interação em tempo real com a sala de cirurgia. Isso é um grande avanço”.

Para o gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, Ângelo Melo, com a infraestrutura de rede de altíssima velocidade instalada pelo Governo do Estado da Paraíba através da REPAD, além do Ponto de Apoio (PA-PB) da RNP localizado na Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) da UFPB, acredita-se que este é um passo importante para o uso efetivo da Telemedicina em nossa região.

 

Ascom Fapesq, com  informações da Gerência de Ensino e Pesquisa do HULW e LAViD