Notícias

Cientista paraibana, Francilene Garcia, toma posse como presidente da SBPC

publicado: 17/07/2025 10h35, última modificação: 17/07/2025 16h41
Francilene.jpeg

Foto: Jardel Rodrigues/SBPC

A professora e pesquisadora Francilene Procópio Garcia é empossada hoje (17/7), presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), em solenidade realizada às 18h30, durante a 77ª Reunião Anual da SBPC, que acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife. Profª Francilene Garcia foi eleita presidente da entidade para o biênio 2025–2027 sucedendo Renato Janine Ribeiro. Ao seu lado, assumem a Vice-Presidência Soraya Soubhi Smaili, professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Aldo José Gorgatti Zarbin, professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para a Secretaria Regional da SBPC na Paraíba, foi eleito Cidoval Morais de Sousa, professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ele trabalhará com a colaboração de Rubens Freire Ribeiro, eleito como secretário Regional Adjunto. Freire é docente da UFPB e atual secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Secties.

Francilene Procópio é professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e colabora com o Governo do Estado, como coordenadora do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties).

A escolha de Francilene Garcia para a presidência da SBPC é um marco, sendo ela a primeira nordestina e a quarta mulher a ocupar o cargo. A SBPC é uma entidade que reúne mais de 162 sociedades científicas e tem como objetivo defender o avanço científico e tecnológico, o desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

"Precisamos manter a excelência na produção de conhecimento, mas, sobretudo, é preciso mostrar como esse conhecimento pode e deve contribuir para melhorar a vida da população”, destaca Francilene.

Francilene é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande. Foi pesquisadora na Tsinghua University, Beijing, China. Atuou como Secretária Executiva de CT&I junto ao Governo do Estado da Paraíba (2011-2018), cumpriu mandato como Presidente do CONSECTI (2015-2018) e Conselheira do CCT, da FINEP e do CGI.br (2015-2018). Atuou como Diretora Geral da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (2007-2016), cumpriu mandato como Presidente da ANPROTEC (2012-2015) e Conselheira do CDN/SEBRAE (2012-atual). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processos de Desenvolvimento de Produtos de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, internacionalização de produtos e serviços de software, e sistemas de apoio à decisão e governança da Internet. Atua ainda na gestão de programas de CT&I, com ênfase em: gestão do impacto da TI em sistemas produtivos, planejamento e gestão de empreendimentos inovadores, e planejamento e avaliação de políticas públicas em CT&I.

Ascom Fapesq, com informações SBPC