Notícias

Pós-Graduação

CAPES prepara oficinas estaduais para construção do PNPG

publicado: 25/08/2023 16h13, última modificação: 25/08/2023 16h14
Novo Plano Nacional de Pós-Graduação terá vigência de 2024 a 2028 e diretorias já debatem componentes estratégicos
Evento construção PNPG.jpeg

A CAPES iniciou, na terça-feira, 22 de agosto, em Brasília, mais uma etapa do processo de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), que irá vigorar pelo período de 2024 a 2028. Diretores, coordenadores e assessores das sete diretorias da Fundação participam da primeira oficina interna que discute os componentes estratégicos para o novo documento. O grupo debate, até esta quinta-feira, 24, o diagnóstico e as recomendações feitas pela Comissão Especial do PNPG, cujo trabalho encontra-se em fase final.

Neste mesmo período a Fundação também ofereceu uma capacitação em técnicas de moderação para a condução das oficinas estaduais a seus servidores e representantes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP). Eles serão responsáveis por facilitar encontros que a CAPES e as FAP promoverão, entre agosto e setembro, nos 26 Estados e no Distrito Federal, que tratam da construção de uma Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível. Destes diálogos participarão membros da comunidade científica, dos setores público e empresarial e da sociedade civil.

Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, avalia essa capacitação com um momento inovador para a Fundação e a comunidade acadêmica. A gestora afirma que este trabalho deixará muitas lições para futuros fóruns de planejamento de ações: “É um trabalho muito importante porque é a definição do nosso PNPG. A oportunidade de fazer essa radiografia, olhar as nossas diretrizes e objetivos estratégicos e ter clareza do funcionamento da CAPES”.

Alice Plakoudi, que assessora o processo de construção do novo PNPG, disse que o intuito das oficinas estaduais é dar voz aos estados para que possam apontar os temas estratégicos para investimento na formação de mestre e doutores e atração de pós-doutores, considerando as potencialidades e desafios locais.

De acordo com o cronograma, em outubro será feita uma consulta pública e, em dezembro, o documento final do Plano Nacional de Pós-Graduação 2024-2028 será encaminhado para aprovação pelo Conselho Superior da CAPES.

Sobre o PNPG

O Plano Nacional de Pós-Graduação é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG iniciou-se com a Comissão Especial que vem se dedicando a um amplo diagnóstico e à proposição de recomendações.

Em uma segunda etapa, a CAPES se debruça sobre os subsídios dessa Comissão para construir o plano com seus componentes estratégicos (diretrizes, objetivos, metas, estratégias e indicadores de monitoramento) e, em paralelo, dialoga com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)