Notícias

Em reunião por videoconferência com as FAPs, união de esforços e crescimento estratégico da pós-graduação nos estados são principais temas abordados.

CAPES e FAPs discutem novo programa estratégico

publicado: 19/05/2020 14h32, última modificação: 19/05/2020 14h33
live capes.jpeg


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e representantes de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) se reuniram virtualmente nesta segunda-feira, 18, para discutir a expansão da pós-graduação no país. O encontro teve como foco a parceria para o desenvolvimento regional de áreas estratégicas nos estados, como energia, mobilidade urbana e saúde. O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano, participou da reunião.

O incentivo às iniciativas conjuntas com as FAPs foi um dos pontos abordados por Fábio Guedes, presidente do Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que considera necessário juntar esforços ao governo federal para fomentar a ciência, tecnologia e inovação no país. Por outro lado, para Odir Dellagostin, presidente da FAP do Rio Grande do Sul, as ações com a CAPES sempre tiveram bons resultados: “Se analisarmos o resultado das parcerias entre a CAPES e as FAPs, vamos perceber muitos ganhos para a pós-graduação, sempre foi muito positiva”.

Para Benedito Aguiar, presidente da CAPES, a cooperação com as FAPs é essencial para avançar com alguns projetos, “apoiando a formação de pessoas dentro de um contexto voltado à realidade das regiões onde estão inseridas”, afirmou. Do seu ponto de vista, as instituições trabalham de forma articulada para efetivar o desenvolvimento de áreas estratégicas, resultando em crescimento para o Brasil.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)