Notícias
Capes
Brasil e Alemanha incentivam pesquisa sobre tecnologia em manufatura
Aconteceu nesta terça-feira, 29 de setembro, o encontro virtual, 2020 Joint BRAGECRIM - CRI-SCMfg Virtual Annual Meeting. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Fundação Alemã de Pesquisa (Deutsche Forschungsgemeinschaft/DFG) que tem como principal objetivo a cooperação e o fortalecimento sustentável do setor industrial de ambos os países.
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, Dietrich Halm, diretor de Cooperação para a América Latina, da Fundação Alemã de Pesquisa (DFG) e Heloísa Cândia Hollnagel, diretora de Relações Internacionais (DRI/CAPES) participaram da reunião. O Programa BRAGECRIM e o recém-criado Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa em Manufatura Conectada e Inteligente (PIPC/CRI-SCMfg) são resultado da parceria entre as agências que, desde 2008, já financiaram 43 projetos de pesquisa.
Benedito Aguiar destacou a importância da troca de experiências científicas entre os grupos de pesquisa para a transferência de tecnologia entre o Brasil e a Alemanha. “A colaboração técnico-científica tem sido muito significativa, pela sua abrangência, ao permitir atividades de mobilidade acadêmica para capacitação, tanto em nível de graduação-sanduíche quanto de mestrado, doutorado e pós-doutorado”, pontuou.
Heloísa Cândia Hollnagel, diretora de Relações Internacionais (DTI/CAPES), reiterou a relevância do acordo de cooperação bilateral. “Projetos como o PIPC promovem a excelência da ciência brasileira por meio da formação de pesquisadores e estudantes de alta competência nas áreas da engenharia e química”.
Essa troca de conhecimento acontece uma vez ao ano. A proposta é alinhar e planejar as ações a serem realizadas pelos dois países.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)