Notícias
Assinado termo de cooperação para continuidade do Gira Mundo Finlândia
Assinatura do Termo de Cooperação com a Finlândia
A vice-governadora Lígia Feliciano representou o governador Ricardo Coutinho, nesta sexta-feira (30), na assinatura do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado da Paraíba e a Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (HAMK – Häme University of Applied Sciences), localizada na cidade de Hämeenlinna, na Finlândia, além da assinatura do Memorando de Entendimento entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e a HAMK. A solenidade aconteceu no Palácio da Redenção, em João Pessoa.
O objetivo do termo de cooperação é dar continuidade ao programa Gira Mundo Finlândia, direcionado para professores da rede estadual de ensino. A vice-governadora Lígia Feliciano disse que a iniciativa da Paraíba já está servindo de modelo para outros Estados. “Nós somos pioneiros no programa e outros Estados já estão interessados no sentido de poder aplicar algo similar. Sem dúvidas essa parceria só trará bons frutos. Com esse acordo, vamos expandir para que outros professores possam ter a oportunidade de ajudar na melhoria da nossa educação”, ressaltou.
“Estamos formalizando a cooperação com a Fapesq, que significa a última parte do processo já iniciado, e também já estamos planejando a continuidade do programa para o próximo ano, além da possibilidade de algumas inovações. Essa reunião olha bastante para o futuro”, explicou o secretário da Educação do Estado, Aléssio Trindade.
O cônsul honorário da Finlândia, Gilberto Lima, também esteve presente na solenidade. “Nós finlandeses temos a certeza de que os professores levarão daqui as suas experiências de alto nível e de lá trarão experiências enriquecedoras. Entendemos que em um mundo sem fronteiras técnicas e barreiras tecnológicas pode promover, através da educação, uma substancial melhoria na qualidade de vida de todos os povos”, destacou o cônsul.
A coordenadora do Curso na Hame University of Applied Sciences (HAMK), Maaret Viskari, explicou como o programa será inserido na realidade do sistema educacional paraibano. “O programa foi desenvolvido especialmente para os professores selecionados. Eles precisam sentir e se inteirar do programa educacional finlandês para que possam colocar o aprendizado em prática de acordo com a realidade local”, esclareceu.
Veja a matéria completa.