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ARTIGO CIENTÍFICO - DA CIÊNCIA PARA VOCÊ

Jovens pesquisadores desenvolveram um aplicativo de monitoramento da pegada de carbono no deslocamento urbano com mapa interativo

publicado: 14/04/2025 10h12, última modificação: 14/04/2025 10h18
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Autor: Rafael Oliveira dos Santos (Estudante do curso de Engenharia Elétrica na UFPB)

Co-autoria: Beatriz Saori Kyohara (Estudante de Engenharia da Computação na UFPB)

Esta pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizada em João Pessoa-PB, por um grupo de discentes para a disciplina de Profissional III do curso de Engenharia Elétrica. Seu objetivo é o desenvolvimento de um aplicativo que calcula a pegada de carbono no deslocamento urbano do usuário, sendo específica para este meio e introduzindo a integração com mapa interativo, diferenciando-se, assim, das ferramentas disponíveis no mercado. Os resultados serão apresentados de modo acessível e intuitivo, por meio da comparação com a quantidade de árvores necessárias para compensar suas emissões, para estimular escolhas mais sustentáveis em seu dia a dia. Com isso, busca-se contribuir para a sustentabilidade ao ajudar a reduzir, a longo prazo, os impactos das emissões de gases de efeito estufa.

A partir do objetivo do trabalho, foi elaborado um método para a realização dos cálculos propostos. A primeira etapa consiste na obtenção dos dados do INMETRO [1][2] de emissões de CO2 por quilômetro de cada modelo de veículo. Os dados, então, são extraídos da planilha e exportados para o APP. Por meio da distância percorrida pelo usuário é possível calcular suas emissões a partir da Equação 1:

 Artigo prof Oswaldo. fórmula emissões.jpegna qual, Emissões são as emissões calculados em gCO2, Dis é a distância percorrida, Ekm as emissões por quilômetro e N o número de ocupantes do veículo. A distância é obtida por meio da integração com a API do Google Maps, que permite ao usuário escolher uma rota a partir da origem e destino desejados e Ekm é identificado a partir da seleção do veículo feita pelo usuário. O número de ocupantes será fornecido pelo usuário, caso o veículo seja pessoal ou táxi, ou estimado caso seja transporte público, no entanto, esta função não está disponível na versão inicial do APP, assim o número de ocupantes é sempre considerado unitário (N = 1).

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Conclusão

A partir da metodologia aplicada e desenvolvida, foi elaborada uma versão inicial do aplicativo atuando como uma prova de conceito para atestar seu funcionamento. A aplicação se mostra funcional, estando dessa forma, alinhada aos objetivos definidos no início do trabalho de desenvolver um aplicativo que ajude o usuário a ter conhecimento de suas emissões em seu deslocamento urbano. No entanto, o trabalho ainda está em andamento, de modo que o aplicativo não agrega todas as funcionalidades previstas. Espera-se que a versão final possua as funções propostas, considerando o número de ocupantes do veículo e expondo os dados de maneira intuitiva ao usuário, facilitando assim sua compreensão e sua conscientização.

Currículo resumido de Rafael Oliveira dos Santos

Estudante do curso de Engenharia Elétrica na UFPB. Foi bolsista do programa de Educação Tutorial em Engenharia Elétrica (2021-2023). Atuou como pesquisador na Unidade Embrapii (CEAR-UFPB), nas áreas de instrumentação eletrônica e desenvolvimento de software. Atualmente atua em P&D+I, membro do Grupo de Pesquisa em Energia e Sustentabilidade
(GPEnSE).

Currículo resumido de Beatriz Saori Kyohara

Estudante de Engenharia da Computação na UFPB, com experiência na área de software e hardware. Faz parte da equipe de Eletrônica (LV) do Formula E-Motion, projeto que desenvolve um veículo elétrico de competição para a Formula SAE Brasil. atuou em um projeto de pesquisa (FAPESQ) em Sistema de Gerenciamento de Baterias (BMS) para veículos elétricos.

Equipe que participou da pesquisa:

Oswaldo Hideo Ando Junior, Graduado em Engenharia Elétrica (2006) com MBA (2007) pela ULBRA, com Mestrado em Engenharia Elétrica (2009) e Doutorado em Engenharia (2014) pela UFRGS. Atuando em P&D+I que incluem Qualidade de Energia, Energy Harvesting, Energy Informatics, Energias Renováveis, Smart Grid, Recursos Energéticos Distribuídos e Sistemas de Armazenamento de Energia. Líder do Grupo de Pesquisa em Energia e Sustentabilidade (GPEnSE) e pesquisador do Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes (LREI) do CEAR/UFPB.

Bruno Freire de Oliveira Claudino, estudante do curso de Engenharia Elétrica na UFPB. Foi bolsista no projeto de extensão smartUFPB (2022-2024). Fez parte do projeto Fórmula E-Motion, equipe de competição da Fórmula SAE EV, fazendo parte da gerência geral de elétrica. Atualmente atua em projeto de pesquisa (FAPESQ) em Sistema de Gerenciamento de Baterias (BMS) para veículos elétricos para garantir a segurança do veículo.

Filipe Arthur da Silva Salustiano Ribeiro Estudante de Engenharia Elétrica na UFPB, com experiência em Eletrônica e Programação. Gerente da sub equipe de Eletrônica do Formula E-Motion, projeto que desenvolve um veículo elétrico de competição para a Formula SAE Brasil, há mais de anos. Voluntário de iniciação científica no LaSEA (Laboratório de Sistemas e Estruturas Ativas).

Mariana Rodrigues Villarim, Graduada em Engenharia Elétrica (2018) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com ênfase em Controle e Automação. Mestrado em Engenharia Elétrica (2020) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com ênfase em Eletrônica e Comunicações. Doutoranda em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuando em P&D+I na área de Veículos Elétricos (BMS e carregamento sem fio), Redes de Sensores Sem Fio, LPWANs (Low Power Wide Area Networks) e modulação LoRa. Pesquisadora do CEAR/UFPB.

Klebson Lucas de Andrade Pereira, estudante do curso de Engenharia Elétrica na UFPB. Foi voluntário no projeto de extensão TREE - Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos (2023-2024), Supervisor de Operação ECOAR Climatização, empresa privada, Diretor Comercial SIE Soluções, empresa júnior vinculada a UFPB.

Mario Lira de Freitas, estudante de Engenharia Elétrica na UFPB. Ensino Médio Técnico no IFPE Campus Pesqueira, formado em Técnico em Eletrotécnica. Atualmente em duas pesquisas; Estudo de Topologias de Conversores Multiportas.  P&D+I, trabalhando com Projeto e Desenvolvimento de Novos Métodos e Materiais para Microgeração de Energia Através da Captação de Energias Residuais (HARVESTING ENERGY) no Grupo de Pesquisa em Energia e Sustentabilidade (GPEnSE).

 Obs.: O texto é responsabilidade dos autores.