Notícias

Apex-Brasil lança núcleo de capacitação em exportação para empresas na PB

publicado: 30/11/2021 10h56, última modificação: 30/11/2021 11h01
Com atendimento especializado no setor da cachaça, o Programa de Qualificação para Exportação na Paraíba tem expectativa de atender 100 empresas de diferentes setores até 2023
card pb  lançamento.jpg

Frutas tropicais, calçados artesanais em couro e a tradicional cachaça tornaram-se a prova de que, além das diversas expressões culturais e belezas naturais, a Paraíba é fascinante também por seus setores produtivos que podem conquistar mercados de todo o mundo. Para apoiar e qualificar 100 empresas paraibanas a iniciarem suas exportações de forma planejada e segura, será lançado no dia 3 de dezembro, em João Pessoa, o núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). O Programa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e será implantado no Estado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).

Das 100 empresas, 75 são de bens e serviços e 25 são de cachaça. A priorização deste setor, dá-se em razão de o Nordeste ser uma das principais regiões exportadoras de Cachaça, representando mais de 30% do volume exportado em 2020, segundo dados compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC). Entre as 25 empresas de cachaça também poderão ser atendidas empresas de outros Estados do Nordeste interessadas no atendimento especializado

De acordo com o Anuário da Cachaça de 2021 (dados de registro de 2020) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a região Nordeste é a segunda região com o maior percentual de estabelecimentos de Cachaça registrados, com 14,5 % o que equivale a 138 produtores. A Paraíba é o principal Estado do Nordeste em termos de número de estabelecimentos registrados de Cachaça com 40 estabelecimentos.

Há um grande potencial exportador no Estado. Conforme o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza, a Paraíba é o oitavo principal exportador em âmbito regional e, ainda assim, é apenas o 25º colocado no ranking nacional de exportações de bens.

“Os dados mostram que, embora o tema da exportação ainda seja muito incipiente, há uma grande oportunidade para desenvolvimento e qualificação das empresas locais. Um exemplo disso é Campina Grande, que representa um polo tecnológico e abriga um importante Centro de Inovação Tecnológica, o Instituto Virtus, onde atuam pesquisadores da Instituição de ensino superior em Campina Grande (UFCG) e atuam como pesquisadores para empresas multinacionais como Sony, HP multinacionais como Sony, HP, LG, Asus, Nokia e Samsung. Com a instalação do PEIEX, o setor de serviços como um todo, mais notadamente aqueles relacionados à tecnologia da informação e games, também poderá ser fomentado para fins de exportação”, explica Fiuza.

A instituição parceira FAPESQ, vencedora do processo de chamamento público realizado em 2020, teve como principais motivações para participar do edital a geração de emprego e o desenvolvimento econômico que a internacionalização de empresas promove.

“Entre 2016 e 2018, foi executado um núcleo do PEIEX na Paraíba e observamos uma série de resultados positivos para nosso Estado. Então, nos organizamos com parceiros, como SEBRAE-PB, e acreditamos que a internacionalização é mola propulsora para nosso desenvolvimento. Pretendemos, inclusive, inserir este modelo de capacitação do PEIEX como política pública permanente”, diz o diretor da FAPESQ, Roberto Germano.

PEIEX

O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A ApexBrasil realiza o PEIEX em todo o Brasil, com núcleos operacionais instalados em parceria com instituições de ensino, federações de indústria e fundações de amparo à pesquisa.

Até setembro de 2020, foram atendidas 4.349 empresas. Desse total de empresas, 73,49% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de máquinas e equipamentos, têxtil e confecção, móveis e cosméticos (dados de dezembro/2020).

Sobre a Apex-Brasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira.

SERVIÇO

Lançamento do núcleo PEIEX Paraíba

Inscrições no link.

Data: 03 de dezembro de 2021

Hora: das 9h às 11h30

Endereço: Sede do SEBRAE Paraíba - Rua Joaquim Pires, sem número - Bairro dos Estados - Auditório do SEBRAE (Piso superior do shopping SEBRAE) - João Pessoa/ PB

Mais informações: imprensa@apexbrasil.com.br; (61) 2027-0775