Notícias

Alunos da Rede Estadual produzem redações do concurso Fapesq/Seect

publicado: 14/09/2021 17h14, última modificação: 14/09/2021 17h17
A proposta de redação deverá ser aplicada entre os dias 13 e 17 de setembro de 2021 em todas as escolas participantes
CARD - Etapa realização.png

Alunos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba estão participando esta semana (de 13 a 17) da etapa de desenvolvimento do texto do Concurso de Redação com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) em parceria com a Secretaria de Estado, da Educação e da Ciência e Tecnologia (Seect). O tema é o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021.

O concurso tem por objetivo promover o conhecimento sobre a importância das inovações científicas e tecnológicas para os mais variados temas de desenvolvimento do planeta. A participação é restrita aos estudantes das três séries do ensino médio da Rede Estadual de Ensino, através da aplicação da redação na escola previamente inscrita.

O tema está sendo desenvolvido no Desafio Nota 1000, iniciativa do Governo do Estado, através da Seect, criado para incentivar a produção de redações e o desenvolvimento dos estudantes da Rede Estadual. Mais de 12 mil alunos dos Ensinos Fundamental e Médio participaram do Desafio entre 2020 e 2021. O Desafio funciona da seguinte forma: toda semana, no domingo, é divulgado o tema da redação e os estudantes têm até a quarta-feira para redigir o texto e disponibilizarem para as escolas enviarem para os professores corrigirem. Após a correção, a lista com as 10 melhores notas é divulgada na segunda-feira seguinte.

 Com base no resultado do Desafio Nota 1000 será realizada a seleção pela comissão da Fapesq para o resultado final que estará disponível nas redes sociais da Fapesq e da Seect, no site:www.fapesq.rpp.br ou http://paraiba.pb.gov.br/educacao e/ou publicado em Diário Oficial do Estado, até o dia 27 de setembro de 2021.

A premiação acontecerá durante a Expotec 2021, em data a ser divulgada pela Seect e será de responsabilidade da Fapesq.

Serão premiados: os estudantes que alcançarem os 3 primeiros lugares que receberão medalhas, certificados e participarão de visitas técnicas no Instituto Nacional do Semiárido – INSA, em Campina Grande; e nas instalações do Curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, em João Pessoa, em data a ser divulgada pela Fapesq. O professor orientador do 1º lugar receberá certificado de participação e acompanhará os estudantes nas visitas técnicas descritas no item anterior. A Unidade Escolar do estudante que alcançar o primeiro lugar da Etapa Estadual receberá troféu.