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ARTIGO CIENTÍFICO - DA CIÊNCIA PARA VOCÊ
Agricultura urbana como ferramenta na promoção da educação ambiental e na educação em saúde (relato de experiência)

Autora: Rafaela Oliveira Araújo (Mestre em Biologia Celular e Molecular/UFPB); Professora (Secretaria de Estado da Educação da Paraíba/SEEPB)
O relato de experiência se baseia no projeto de intervenção "Agricultura Urbana como Ferramenta na Promoção da Educação Ambiental e na Educação em Saúde", realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Pedro Aníbal Moura, em Cabedelo, PB. Este projeto foi motivado pela necessidade de despertar a consciência ambiental e alimentar dos estudantes, especialmente considerando o contexto socioeconômico de grande parte dos alunos, oriundos de famílias de baixa renda, com dificuldades para acessar uma alimentação saudável e equilibrada. A iniciativa também visava abordar o uso excessivo de agrotóxicos e suas consequências para a saúde e o meio ambiente, aspectos esses amplamente discutidos por Carvalho (2006), que enfatiza os riscos à saúde e os danos aos ecossistemas causados pela exposição a agrotóxicos.
Considerando todos esses fatores, este projeto de intervenção visa contribuir para a formação dos estudantes, especialmente no tocante à educação ambiental e de saúde alimentar, estimulando a formação de uma consciência de respeito à natureza e a necessidade de preservação do meio ambiente. Também busca incentivar o protagonismo dos estudantes, o pensamento coletivo e o pensamento crítico.
As atividades do projeto incluíram palestras, leituras de materiais informativos de diversas fontes, vídeos educativos e documentários sobre a temática abordada. Por fim, foi realizada a implantação de uma horta no ambiente escolar. Os próprios alunos foram responsáveis por escolher os vegetais a serem cultivados, além do plantio e manutenção dos vegetais. O projeto contou com a colaboração do corpo de funcionários da escola e com parcerias externas, como estudantes do curso de ciências biológicas do IFPB, campus Cabedelo-PB.
Aliar a educação ambiental à educação alimentar é valorizar a relação do ser humano com o meio ambiente e a produção da vida. Com a implantação das ações previstas neste projeto de intervenção, espera-se que, além de ampliar o conhecimento prático, ele contribua para o protagonismo dos estudantes e abra a possibilidade de replicabilidade para incentivar o empreendedorismo e a geração de renda.
O projeto foi desenvolvido em uma abordagem interdisciplinar, envolvendo as áreas de Ciências da Natureza, Linguagens e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Foi adotada a metodologia de pesquisa-ação, onde os alunos participaram ativamente de todas as etapas, desde a escolha dos vegetais a serem plantados até a execução das atividades práticas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados do projeto "Agricultura Urbana como Ferramenta na Promoção da Educação Ambiental e na Educação em Saúde" demonstraram um impacto significativo no desenvolvimento dos alunos, tanto no aspecto cognitivo quanto no comportamento em relação ao meio ambiente e à saúde alimentar. Inicialmente, os estudantes tinham pouco conhecimento sobre práticas agrícolas e a importância de uma alimentação saudável. No entanto, ao longo das atividades, observou-se um crescimento notável no interesse e na participação dos alunos, não apenas nas atividades escolares, mas também em suas vidas pessoais e familiares. A iniciativa de implementar hortas em suas próprias residências, com a participação ativa de suas famílias, consolidou o projeto como uma experiência comunitária e colaborativa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto mostrou-se como uma importante estratégia pedagógica para a formação de estudantes mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. A iniciativa demonstrou que a integração entre educação ambiental e alimentar pode promover mudanças significativas no comportamento dos alunos e de suas famílias, fortalecendo valores como responsabilidade, cooperação e protagonismo.
As atividades práticas, como o plantio de hortaliças e a utilização de compostagem, demonstraram a capacidade de gerar conhecimento contextualizado, alinhado às vivências dos estudantes, enquanto contribuíam para a redução do impacto ambiental. Além disso, a proposta abriu caminhos para a replicabilidade, incentivando práticas empreendedoras e de geração de renda, ampliando o alcance das ações para além do espaço escolar.
Por fim, conclui-se que projetos como este têm o potencial de transformar a relação entre o ser humano e o meio ambiente, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. A abordagem interdisciplinar, que combina teoria e prática, mostrou-se essencial para criar um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e significativo, que forma cidadãos capazes de intervir positivamente em suas realidades locais.
Currículo Resumido de Rafaela Oliveira Araújo
Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Biologia Molecular; Mestre em Biologia Celular e Molecular pela
Universidade Federal da Paraíba, com ênfase nas áreas de Microbiologia, Biologia e Fisiologia Celular. Professora de Biologia no Estado da Paraíba.