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ARTIGO CIENTÍFICO - DA CIÊNCIA PARA VOCÊ

Agricultura urbana como ferramenta na promoção da educação ambiental e na educação em saúde (relato de experiência)

publicado: 24/03/2025 11h48, última modificação: 24/03/2025 11h50
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AutoraRafaela Oliveira Araújo (Mestre em Biologia Celular e Molecular/UFPB); Professora (Secretaria de Estado da Educação da Paraíba/SEEPB)

 

O relato de experiência se baseia no projeto de intervenção "Agricultura Urbana como Ferramenta na Promoção da Educação Ambiental e na Educação em Saúde", realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Pedro Aníbal Moura, em Cabedelo, PB. Este projeto foi motivado pela necessidade de despertar a consciência ambiental e alimentar dos estudantes, especialmente considerando o contexto socioeconômico de grande parte dos alunos, oriundos de famílias de baixa renda, com dificuldades para acessar uma alimentação saudável e equilibrada. A iniciativa também visava abordar o uso excessivo de agrotóxicos e suas consequências para a saúde e o meio ambiente, aspectos esses amplamente discutidos por Carvalho (2006), que enfatiza os riscos à saúde e os danos aos ecossistemas causados pela exposição a agrotóxicos. 

Considerando todos esses fatores, este projeto de intervenção visa contribuir para a formação dos estudantes, especialmente no tocante à educação ambiental e de saúde alimentar, estimulando a formação de uma consciência de respeito à natureza e a necessidade de preservação do meio ambiente. Também busca incentivar o protagonismo dos estudantes, o pensamento coletivo e o pensamento crítico.

As atividades do projeto incluíram palestras, leituras de materiais informativos de diversas fontes, vídeos educativos e documentários sobre a temática abordada. Por fim, foi realizada a implantação de uma horta no ambiente escolar. Os próprios alunos foram responsáveis por escolher os vegetais a serem cultivados, além do plantio e manutenção dos vegetais. O projeto contou com a colaboração do corpo de funcionários da escola e com parcerias externas, como estudantes do curso de ciências biológicas do IFPB, campus Cabedelo-PB.

Aliar a educação ambiental à educação alimentar é valorizar a relação do ser humano com o meio ambiente e a produção da vida. Com a implantação das ações previstas neste projeto de intervenção, espera-se que, além de ampliar o conhecimento prático, ele contribua para o protagonismo dos estudantes e abra a possibilidade de replicabilidade para incentivar o empreendedorismo e a geração de renda.

O projeto foi desenvolvido em uma abordagem interdisciplinar, envolvendo as áreas de Ciências da Natureza, Linguagens e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Foi adotada a metodologia de pesquisa-ação, onde os alunos participaram ativamente de todas as etapas, desde a escolha dos vegetais a serem plantados até a execução das atividades práticas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados do projeto "Agricultura Urbana como Ferramenta na Promoção da Educação Ambiental e na Educação em Saúde" demonstraram um impacto significativo no desenvolvimento dos alunos, tanto no aspecto cognitivo quanto no comportamento em relação ao meio ambiente e à saúde alimentar. Inicialmente, os estudantes tinham pouco conhecimento sobre práticas agrícolas e a importância de uma alimentação saudável. No entanto, ao longo das atividades, observou-se um crescimento notável no interesse e na participação dos alunos, não apenas nas atividades escolares, mas também em suas vidas pessoais e familiares. A iniciativa de implementar hortas em suas próprias residências, com a participação ativa de suas famílias, consolidou o projeto como uma experiência comunitária e colaborativa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto mostrou-se como uma importante estratégia pedagógica para a formação de estudantes mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. A iniciativa demonstrou que a integração entre educação ambiental e alimentar pode promover mudanças significativas no comportamento dos alunos e de suas famílias, fortalecendo valores como responsabilidade, cooperação e protagonismo.

As atividades práticas, como o plantio de hortaliças e a utilização de compostagem, demonstraram a capacidade de gerar conhecimento contextualizado, alinhado às vivências dos estudantes, enquanto contribuíam para a redução do impacto ambiental. Além disso, a proposta abriu caminhos para a replicabilidade, incentivando práticas empreendedoras e de geração de renda, ampliando o alcance das ações para além do espaço escolar.

Por fim, conclui-se que projetos como este têm o potencial de transformar a relação entre o ser humano e o meio ambiente, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. A abordagem interdisciplinar, que combina teoria e prática, mostrou-se essencial para criar um processo de ensino-aprendizagem dinâmico e significativo, que forma cidadãos capazes de intervir positivamente em suas realidades locais.

Leia aqui o artigo completo.

Currículo Resumido de Rafaela Oliveira Araújo

Graduada em Ciências Biológicas (licenciatura) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Biologia Molecular; Mestre em Biologia Celular e Molecular pela
Universidade Federal da Paraíba, com ênfase nas áreas de Microbiologia, Biologia e Fisiologia Celular. Professora de Biologia no Estado da Paraíba.