Notícias
ABDI está com Edital aberto para Conexão Startup Indústria
A ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – mediante Comissão de Licitação designada pela Resolução DIREX nº 004, de 12 de julho de 2016, torna público para conhecimento dos interessados que realizará licitação na modalidade CONCURSO, conforme descrito neste Edital e seus respectivos Anexos.
O procedimento licitatório obedecerá integralmente ao Regulamento de Licitações e de Contratos da ABDI (RLC), publicado no DOU em 5 de março de 2009, alterado em 10 de novembro de 2016, DOU nº 216, Seção 3, cujo inteiro teor está disponível no sítio eletrônico da ABDI (www.abdi.com.br / Sobre a ABDI / Legislação e Normas / Licitações).
O concurso visa à seleção de Indústrias, Startups e Instituições de Apoio ao Desenvolvimento de Negócios para participação no Programa Nacional Conexão Startup Indústria mediante premiações. Em contrapartida ao prêmio, os participantes selecionados deverão entregar relatórios gerados ao longo deste Concurso, que servirão de subsídio para elaboração de instrumentos de inovação para a indústria, a fim de fomentar processos de conexão entre indústrias e startups de forma a contribuir para o aumento da competitividade e produtividade da indústria brasileira por meio da inovação, observadas as condições contratuais, bem como as especificações estabelecidas no Termo de Referência, Anexo I deste Edital.
Poderão participar do concurso startups, indústrias e instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios, conforme critérios estabelecidos no item 2.1.1.1 do Termo de Referência, Anexo I do presente Edital, e que atenderem integralmente às exigências constantes deste Edital e de seus Anexos.
O cadastro está dividido em 3 (três) categorias: cadastro de indústrias, cadastro de startups e cadastro de instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios. O cadastro de proponentes, de todas as três categorias, deverá ser realizado pelo sítio eletrônico https://startupindustria.com.br/ mediante aceitação dos termos do edital e preenchimento dos dados no formulário da proponente, de acordo com a categoria a qual pertence: cadastro de indústrias, cadastro de startups e cadastro de instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios.
Os cadastros de todas as categorias devem ser realizados no período de 1 6 de março a 1 2 de maio d e 2017. Vejam todas as informações no Edital.
Sobre a ABDI
A ABDI considera que a parceria entre startups e indústria pode contribuir para a inovação no Brasil. Startups podem ser a ponte para ajudar as indústrias a buscar novos negócios e a criar novos produtos e resolver problemas processuais de forma mais inovadora. A indústria oferece às startups o que elas mais precisam: acesso ao mercado e co-desenvolvimento.
Fica clara a importância da conexão entre startups e indústrias: enquanto a indústria foca no aumento da eficiência com processos de digitalização, as startups, com seu DNA digital, têm a agilidade, a velocidade, linguagem e metodologias necessárias para compreender esse novo consumidor e gerar novos modelos de negócios para a indústria brasileira ou aumentar sua eficiência no processo produtivo.
Diante do grande desafio de formular uma política ágil, eficiente e eficaz para buscar alternativas frente ao cenário da inovação no Brasil, a ABDI em um grande esforço orquestrado entre as instâncias públicas e privadas, concebeu o Programa Nacional de Conexão Startup Indústria, que tem sua proposta de valor validada ao longo das duas etapas do Customer Development, adotadas pela Gerência de Inovação da ABDI. A proposta de valor do Programa é a seguinte:
● Fomentar o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional, por meio da inovação;
● Elevar a competitividade da indústria nacional por meio da alavancagem da inovação;
● Prover subsídios para a formulação de políticas públicas;
● Mapear demandas industriais;
● Fomentar o ambiente de aprendizado para a eficaz aproximação entre indústrias e startups, por meio do codesenvolvimento de soluções tecnológicas, com foco em negócios;
● Engajar indústrias para o codesenvolvimento de soluções digitais inovadoras com startups;
● Mapear startups e suas competências;
● Realizar matchmaking entre demandas das indústrias, competências de startups, gerando assim o codesenvolvimento de soluções tecnológicas.
● O programa investirá mais de R$ 50 milhões, nos próximos três anos, na promoção do ambiente de negócios entre startups e indústrias, com foco na integração digital da cadeia de valor dos produtos industriais.
A arquitetura do Programa Nacional Conexão Startup Indústria visa à promoção de um ambiente de conexão entre startups e indústrias para aumentar a competitividade e a inovação da indústria nacional. Os resultados dessas interações serão utilizados como fundamento para criação de novas políticas públicas de fomento à inovação.
Objetivos específicos do Programa
● Mapear e realizar matching[1] entre demandas de indústrias, competências de startups e know how de instituições;
● Fomentar ambiente de aprendizado do processo de codesenvolvimento para indústrias e startups;
● Engajar indústrias a codesenvolverem soluções inovadoras com startups e realizar negócios por meio da aquisição de pilotos.
● Consolidar informações de boas práticas das conexões realizadas no âmbito do Programa para subsidiar a formulação de políticas públicas pró-inovação.
A ABDI, em parceria com instituições de fomento, desenvolvimento tecnológico, inovação e novos negócios, apoiará financeiramente a construção das soluções pelas startups para as demandas da indústria.
O Programa está dividido em seis etapas:
· Etapa 1: Cadastro e seleção de Indústrias, Startups e Instituições de Apoio ao desenvolvimento de negócios;
· Etapa 2: Definição dos grupos de trabalho (matchmaking);
· Etapa 3: Prova de Conceito;
· Etapa 4: Rodada de Negócios;
· Etapa 5: Piloto;
· Etapa 6: Agenda de estratégias e iniciativas de apoio à inovação.
Ascom Fapesq com Informações da ABDI.