Notícias

Ministério realiza seminário em parceria com a União Europeia para discutir novas tecnologias digitais

publicado: 20/09/2016 15h07, última modificação: 20/09/2016 15h07


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vai reunir, a partir desta terça-feira (20), em Brasília (DF), especialistas, pesquisadores e empresários para discutir os temas mais relevantes do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como segurança cibernética, serviços Over The Top (OTT), Internet das Coisas e tecnologia 5G. O ICT Week é uma parceria com a União Europeia no âmbito do programa Diálogos Setoriais. O ministro Gilberto Kassab e o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, participam da cerimônia de abertura.

Cada dia do ICT Week será dedicado a um tema específico, e os debates serão abertos pelo secretário de Políticas de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão. Segundo ele, o seminário é uma contribuição ao debate sobre o grande potencial do setor de TICs.

"Todos os dias aumenta o número de pessoas que acessam a internet, mudando a forma como se comunicam, estudam e se divertem. É importante discutir essas mudanças e os caminhos para que o Brasil dê um salto qualitativo em políticas, pesquisa e desenvolvimento no setor, buscando estar entre os países líderes dessa revolução", avalia o secretário.

Debates

Segurança cibernética é o tema do primeiro dia do ICT Week com debates sobre os desafios para a elaboração de políticas públicas. Além disso, serão apresentados os resultados das chamadas coordenadas de TIC lançadas no âmbito da cooperação Brasil – União Europeia. Na quarta-feira (21), Internet das Coisas mobiliza discussões sobre os impactos na indústria e na agricultura e as cidades inteligentes.

Já na quinta-feira (22), especialistas debatem as regras, os impactos, os desafios e as oportunidades dos serviços Over The Top (OTT), que utilizam a internet para oferecer conteúdo aos usuários, como no caso do Google, Netflix e WhatsApp.

O último dia do evento será dedicado à tecnologia 5G, a quinta geração de redes móveis, que deve aumentar a velocidade de conexão e também ajudar na implantação da Internet das Coisas.

Para conhecer toda a programação e fazer a inscrição, clique aqui.

Fonte: MCTIC