PROGRAMAS

SUBVENÇÃO ECONÔMICA

CENTELHA

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

TECNOVA

O Programa TECNOVA PB tem como objetivo apoiar por meio da concessão de recursos de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores - novos ou significativamente aprimorados de empresas brasileiras para o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública de inovação do Estado da Paraíba.

CNPQ

PRONEX - do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência

Em parceria com o CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – CNPQ, no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX, o edital visa apoiar a execução de projetos de grupos consolidados de pesquisadores bolsistas de Produtividade, Categoria I, do CNPq (PQ ou DT). Visando a dar suporte financeiro aos trabalhos dos grupos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa sem fins lucrativos, no Estado de Paraíba, e com excelência reconhecida.

PPSUS - Programa Pesquisa para o SUS

O Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS – é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde que prioriza a gestão compartilhada de ações, por meio da parceria entre instâncias estaduais de saúde e de ciência e tecnologia - C&T. O objetivo primordial do Programa é financiar pesquisas em temas prioritários de saúde, capazes de dar resposta aos principais problemas de saúde da população que necessitam do conhecimento científico para sua resolução.

PDCTR - Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional

O objetivo é implementar um Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional no Estado da Paraíba (Programa DCR-PB), de acordo com o que estabelece o convênio firmado entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este Programa visa a atração e fixação de doutores em instituições públicas de ensino superior e pesquisa no Estado da Paraíba, de modo a promover a renovação do quadro de recursos humanos das referidas instituições

PPP - Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores

O apoio a projetos de jovens pesquisadores objetiva ampliar a base científica e tecnológica nacional, apoiando projetos para jovens doutores em fase de consolidação de suas carreiras científico-tecnológicas. Busca também contribuir com a descentralização e ampliação dos recursos e a articulação entre organismos federais e estaduais de fomento à pesquisa e, por sua vez, a fixação destes e a nucleação de novos grupos de pesquisa, em qualquer área do conhecimento, por meio da aquisição, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições de ensino superior e/ou de pesquisa.

CAPES

Bolsas de Formação (Mestrado e Doutorado)

Conceder quotas de bolsas de Mestrado e de Doutorado a Programas de Pós-graduação stricto sensu acadêmicos vinculados a Instituições de Ensino Superior – IES e Instituições de Pesquisa, com personalidade jurídica de direito público ou privado, sediadas no estado da Paraíba, visando o fortalecimento dos programas e cursos de pós-graduação stricto sensu, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

UEPB

Centros Multiusuários

Fomentar e fortalecer os Centros já estabelecidos de infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, de caráter multiusuário na UEPB em áreas prioritárias para desenvolvimento do Estado da Paraíba, e induzir a organização de novos centros no Estado, por meio de melhoria da infraestrutura necessária ao seu desenvolvimento.

Melhoria da Infraestrutura da UEPB

Apoio financeiro aos pesquisadores vinculados a Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, para execução de projetos de pesquisas que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado da Paraíba e em áreas estratégicas para o governo do Estado da Paraíba.

CONFAP

MRC – Medical Research Council

Busca fomentar parcerias entre pesquisadores de instituições do Reino Unido e do Brasil, com o fim de promover melhorias no sistema de saúde e nos cuidados com a saúde de populações vulneráveis no Brasil, por meio da pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

WATER JPI

Promover pesquisas transacionais e colaborativas para projetos de desenvolvimento e inovações focados na gestão da água, em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

UK Academies

Trazer pesquisadores do Reino Unido ao Brasil para a realização de atividades de pesquisa, em colaboração com pesquisadores locais.

PARCERIA FAP’S

Pesquisa Colaborativa Fapesq/Fapesp

A chamada propõe oportunidade de pesquisa colaborativa aos pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa dos Estados da Paraíba e de São Paulo, que visem à formação ou ao fortalecimento de redes de pesquisa colaborativa entre os Estados.  A FAPESQ e a FAPESP esperam estimular a colaboração em pesquisa entre pesquisadores sediados nos Estados da Paraíba e de São Paulo, financiando projetos colaborativos, com 24 meses de duração, que contribuam para o avanço do conhecimento científico e tecnológico nos respectivos estados e no Brasil.