Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > FAPESQ > Notícias > Presidente da FAPESQ é eleito vice-presidente do CONFAP

Notícias

Presidente da FAPESQ é eleito vice-presidente do CONFAP

 

Foi eleita por aclamação, neste dia 10 de março, segundo dia de Fórum CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), a nova diretoria do Conselho. A nova presidente será Maria Zaira Turchi, que preside a FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás) e ocupou a vice-presidência do CONFAP nos últimos dois anos. A vice-presidência ficará a cargo de Claudio Furtado, que está à frente da FAPESQ (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba) e ocupou a função de diretor regional do Nordeste no CONFAP (currículos resumidos ao final). O mandato deles vai de março de 2017 a março de 2019 e sucede duas gestões de Sergio Gargioni, que segue no CONFAP por ser membro da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina).

Vale lembrar que o fórum foi precedido por uma sessão informativa que reuniu dirigentes de FAPs e de entidades europeias, entre elas Luciana da Silva Santos, da direção geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia; Laura Maragna, do Setor de CTI da delegação da União Europeia no Brasil; Charlotte Grawitz, representante nacional da EURAXESS Brazil, e Ana Rossetto, representando a Sociedade Portuguesa de Inovação.

Modelos

Após as eleições e demais deliberações sobre temas variados no dia 10 de março, o fórum foi encerrado em São Paulo, mas parte de seus participantes visitaram à tarde o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), incubadora de empresas tecnológicas instalada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), na Cidade Universitária da USP, a fim de conhecer algumas das pesquisas realizadas por empresas com o apoio da FAPESP.

Currículos resumidos

Maria Zaira Turchi
É graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal de Goiás e Doutora em Letras pela PUC/RS (1999) com Doutorado Sanduíche no Centre de Recherches Sur L’Imaginaire, Universidade de Grenoble/França. É professora Titular da Universidade Federal de Goiás, tendo exercido as funções de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística; Coordenadora Geral da Pós-Graduação/ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFG; Diretora da Faculdade de Letras; Editora da Revista Signótica da Faculdade de Letras/UFG. Foi Vice-Presidente da ANPOLL – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística. É membro do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Goiás. Atua em pesquisa nas áreas de Literatura e Antropologia do Imaginário, Leitura e Formação do Leitor, Literatura Infantil e Juvenil.

Claudio Furtado
Graduado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: defeitos topológicos, fases geométricas, computação quântica, fundamentos de mecânica quântica, variáveis de loop, modelos análogos gravitacionais na matéria condensada e aplicações de teoria de campos em espaços curvos à matéria condensada. Temas sobre os quais publicou mais de 100 artigos em revistas internacionais. Orientou diversas teses e dissertações. Atualmente é pesquisado nível 1C do CNPQ. Atua como árbitro em diversas revistas internacionais da área de física. Em gestão de C,T&I, foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Física da UFPB. Em janeiro de 2011 assumiu a Presidência da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ-PB, onde permanece até o presente momento. Atua como Conselheiro nos seguintes órgãos ligados a C,T& I: SEBRAE-PB, Conselho da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Conselho do Instituto de Inovação Telmo Araújo e Conselho estratégico do Instituto Becker.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP

 

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone