Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > FAPESQ > Notícias > Goiânia recebe Fórum Nacional do Confap

Notícias

Goiânia recebe Fórum Nacional do Confap

Solenidade de abertura do Fórum do Confap será no Palácio das Esmeraldas.

 

Capital do Estado de Goiás, Goiânia sedia, de 8 a 10 de novembro, o último fórum de 2017 do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Com organização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o encontro reunirá presidentes e representantes das 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) que compõem o Confap para debater e deliberar sobre as ações desenvolvidas nos Estados no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Também são esperadas autoridades de órgãos governamentais, das agências de fomento federais, tais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Presença confirmada, ainda, de representantes de organismos internacionais, como a Comissão Europeia e a Embaixada do Reino Unido, e de entidades representativas da ciência, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A solenidade de abertura do Fórum será realizada, para convidados, na quarta-feira, dia 08 de novembro, no Palácio das Esmeraldas, com a presença de autoridades políticas e científicas, entre elas o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, o governador de Goiás, Marconi Perillo, e a presidente do Confap e da Fapeg, Maria Zaira Turchi. Ao final da solenidade, será assinado o 1º adendo ao Memorando de Entendimento entre o Governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte referente ao Fundo Newton e o Confap, com o embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan. Também será assinado o Protocolo de Intenções do Programa Centelha – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores entre MCTIC, MEC, Confap, Finep, CNPq e Capes.

Nos dias 09 e 10 de novembro, as atividades que compõem o Fórum do Confap, em Goiânia, serão realizadas no K Hotel (Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 2550, no Jardim Goiás, em Goiânia). Na programação constam mesas-redondas com parceiros nacionais e internacionais, apresentação de propostas de cooperação com parceiros, como a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de debates sobre novas ações, melhores práticas, deliberações e encaminhamentos.

A programação completa pode ser acessada aqui.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg

Foto: Leo Iran

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone