Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > FAPESQ > Notícias > CNPq e ITA firmam acordo para implantação do Doutorado Acadêmico Industrial

Notícias

CNPq e ITA firmam acordo para implantação do Doutorado Acadêmico Industrial

 

Criado há quatro anos, em projeto piloto com a Universidade Federal do ABC (UFABC), o programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Doutorado Acadêmico Industrial (DAI) ganhou mais uma parceria nesta quarta-feira, 01. O CNPq assinou, hoje, acordo de cooperação com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para implantação de 10 bolsas de doutorado no âmbito do Programa.

A proposta é desenvolver projetos que resultem de um período passado pelo aluno em laboratórios e centros de pesquisa de empresas e indústrias privadas ou públicas. Após a elaboração e aprovação do estudo desenvolvido nessa fase inicial (Pré-Doutorado), o aluno é matriculado no curso regular vinculado ao DAI. O diploma dos ingressantes por esse sistema é idêntico ao dos demais alunos que passam pelos processos seletivos tradicionais dos programas de pós-graduação da Universidade.

"O Acordo com o ITA, para o projeto do DAI ganha um destaque especial por trazer a EMBRAER como a empresa parceira do projeto. Dessa forma, três instituições de reconhecida competência nacional e internacional juntam forças em benefício da inovação no País", afirmou o presidente do CNPq, Mario Neto Borges.

História

O programa com a UFABC foi pioneiro, com 20 bolsas concedidas nessa primeira experiência. A primeira tese foi defendida em agosto deste ano. Este ano, o acordo foi renovado com o CNPq até 2023.

"O programa estimula o desenvolvimento de linhas de pesquisas integradas aos desafios do segmento industrial mantendo a perspectiva de produção científica de alto impacto", explicou o diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo de Santana.

(Coordenação de Comunicação Social do CNPq)

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone